O país lidera o ranking dos destinos mais buscados pelos brasileiros para estudar fora
O Canadá é o destino queridinho dos intercambistas, em especial dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), o país lidera a lista dos destinos mais procurados para fazer intercâmbio.
Além do baixo custo, segurança e excelente qualidade de vida, o governo do Canadá e instituições de ensino oferecem diversos incentivos para atrair intercambistas.
É um país com muita diversidade: além das mais diversas nacionalidades e etnias que habitam lá, existem os mais diferentes estilos de vida: desde a agitada Toronto até a inovadora cidade autossustentável de Vancouver, que promete uma excelente qualidade de vida.
Então, ainda que você tenha objetivos diferentes enquanto estiver planejando seu intercâmbio, certamente, estudar e trabalhar no Canadá é uma ótima opção para somar experiência profissional a imersão cultural e o desenvolvimento no idioma (inglês ou francês, dependendo da região onde morar).
Nos últimos anos, o país tem flexibilizado as regras de imigração e de intercâmbio por conta da escassez de mão de obra qualificada.
Uma das medidas adotadas é a permissão de trabalho para estudantes internacionais. De acordo com a lei aprovada no ano passado, até 31 de dezembro de 2023, os estudantes poderão trabalhar mais de 20 horas por semana fora do campus, mesmo durante o período letivo. A medida é válida para cursos de longa duração como a graduação, e ajuda os intercambistas a se manterem no país.
Como é o processo de estudar e trabalhar no Canadá?
O aluno estuda 20h/semanais podendo conciliar com trabalho remunerado no turno inverso e a colocação no trabalho é por conta do estudante.
Os cursos variam de 6 meses a 2 anos, dando a possibilidade do aluno estender o seu visto e também exigem que ele já tenha conhecimento de Inglês ou francês.
As principais áreas buscadas são:
- Accounting
- Business
- Hospitality
- Marketing
- Project Management
- TI
- Law
- Engineering
- Entertainment Management
- Film & Television
- Audio Programs
Enquanto estiver na universidade, pode trabalhar de duas formas:
- On campus: você pode trabalhar por horas ilimitadas em uma função dentro do campus da sua universidade, se tiver um study permit adequado;
- Off campus: você pode trabalhar fora do campus (hoje em dia por mais de 20 horas semanais), precisa estar matriculado em um curso acadêmico, vocacional ou profissional.
Após o término do seu curso, o aluno tem a opção de fazer um estágio na área escolhida, que é chamado de CO-OP, onde poderá trabalhar tempo completo e ganhar o suficiente dinheiro para se sustentar no país e juntar dinheiro para seguir sua trilha migratória, caso for do seu interesse.
Além disso, também é possível solicitar o PGWP ou o PR como alternativa de imigração depois de concluir o curso em um College público. PGWP é uma abreviação de Post Graduate Work Program, esse é um visto de trabalho que permite que você permaneça no Canadá por até 3 anos após concluir os estudos em um college.
Quais são as vagas de emprego mais comuns para brasileiros que querem trabalhar no Canadá?
As vagas de emprego mais comuns para os estudantes brasileiros que querem trabalhar no Canadá são na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. Muitas das oportunidades oferecidas pelas empresas incluem vagas de:
- Garçom
- Ajudante na cozinha
- Vendedor em loja
- Caixa em loja ou restaurante
- Barista em cafeteria
- Camareiro
Essas vagas são apenas enquanto o aluno cursa a parte acadêmica do programa. No período prático ou de estágio “CO-OP”, você poderá trabalhar, além das áreas de trabalho citadas acima, na área de estudo escolhida numa empresa canadense.