As mulheres no Canadá estão, cada vez mais, desempenhando cargos profissionais antes predominantemente ocupados apenas por homens. Elas representam quase a metade da força de trabalho do país e a média salarial chega bem próxima da média recebida pelos homens.
Existem vários projetos de incentivo por parte do governo e instituições para que as mulheres consigam ter as mesmas chances e o reconhecimento dados aos homens. Confira alguns números relevantes nesse aspecto.
Capacitação profissional
Entre os profissionais com diplomas pós-secundários com idade de 25 a 34 anos, o número de mulheres é maior, com 70% delas perante 53% dos homens na mesma faixa-etária. Porém, alguns cursos dominados por homens, como construção civil, energia e agricultura, ainda precisam aumentar a proporção de mulheres.
Mercado de trabalho
Em 2019, as mulheres ocupavam 47,4% do mercado de trabalho. Apesar desta alta proporção nos números gerais, o mesmo não acontece nos cargos de liderança, onde 64,4% são masculinos. No mesmo ano, o valor recebido por uma mulher trabalhando em tempo integral era C$0,89 para cada dólar recebido por um homem.
Igualdade de direitos
Através de iniciativas do governo canadense, ONGs e o setor privado, as mulheres canadenses estão conseguindo elevar esses números gradativamente. O país reconhece na igualdade de direitos perante a diversidade a chave para um real crescimento social, político e econômico, colocando, entre outras prioridades, as seguintes:
- igualdade de gênero;
- vozes femininas em posição de liderança;
- luta contra a violência;
- saúde de mulheres e crianças.
Se você está pensando em migrar para o Canadá, entre em contato com a tradeezer.com
Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário e segue nossas redes sociais para mais curiosidades sobre o Canadá e outros destinos!